Search icon
Youppi Blog Logo

Dica: Qual a velocidade de Internet ideal para você?

06/04/2022 14:10:37

Para quem está procurando uma nova internet ou a primeira internet para a sua residência, ficar em dúvida de qual contratar é a decisão mais complicada. Pensando nisso, resolvemos separar algumas informações que são imprescindíveis na hora de eliminar algumas opções na decisão final. 

 

Dessa forma, você garante que toda a sua família ou colegas que forem até a sua residência vão ter uma navegação segura, estável e rápida quando estiverem no conforto do seu lar, seja durante um jantar, um churrasco ou uma visita repentina. 

 

Confira algumas dessas dicas e simplifique a sua escolha de uma maneira fácil e rápida, assim como a sua internet residencial tem que ser rápida, estável e com tratativas facilitadas, diminuindo qualquer dor de cabeça com a provedora.. 

 

Entenda seu perfil de consumo

Talvez o ponto mais importante desta lista seja esse, entender seu perfil de consumidor… Esta informação pode ajudar a escolher uma internet mais potente ou optar por uma mais econômica, há depender da sua demanda. 

 

Por exemplo, uma casa com uma única pessoa, que trabalha fora e chega do trabalho perto do final do dia e utiliza sua internet para navegar nas redes sociais, ver vídeos no Youtube ou assistir aquela série de destaque da semana, não precisa de uma grande quantidade de banda larga visto que essas atividades isoladas não irão consumir a mesma de maneira completa. Sendo mais adequado utilizar uma internet econômica do que uma internet potente. 

 

Agora se você possui uma em sua casa 4 moradores, trabalha em home-office e acaba tendo uma pessoa sempre com você durante o dia a dia que também estará utilizando a conexão, uma internet mais potente é mais recomendado para que ambas as pessoas não sofram com queda, baixa velocidade ou qualquer outra deficiência em sua conexão. 

 

Como escolher sua Operadora

Outro ponto que merece muita atenção é a escolha de um provedor de melhor qualidade, sempre tomando cuidado com aquele que oferece uma quantidade muito alta por um valor muito baixo, podendo nem sempre entregar muita qualidade, lembre-se quantidade nem sempre é o ideal, opte sempre pela qualidade. 

 

Por exemplo, às vezes você encontra um Plano de Internet Residencial em Fibra Óptica por um valor X, esse plano, ofertado por uma operadora mais renomada, com história e uma grande quantidade de bagagem entrelaçada ao produto pode gerar um valor mais alto. Enquanto a mesma quantidade de Mega ofertadas por uma operadora desconhecida, que em sua maioria carrega pouca credibilidade, segurança na sua navegação e estabilidade de sinal é apresentado pela metade do valor. 

 

Ficando a parte do consumidor escolher das opções escolher, ressaltamos a importância de uma procedência mais adequada visto que uma internet mais barata pode nem sempre entregar segurança a você e por onde você navegar. 

 

Fibra Óptica ou Rádio ou Satélite

Outra dúvida muito frequente entre todas as pessoas que estão nesta busca, é a escolha da tecnologia que carrega a sua internet, essa dúvida, embora para muitos seja algo óbvio, para outros nem tanto.

 

Para respondê-las, é importante que você desenvolva uma linha de raciocínio conosco pois iremos apresentar as principais tecnologias disponíveis no mercado e como cada uma se encaixaria melhor na sua demanda. 

 

Não se esqueça que, embora essa dica seja de modo geral focada em entregar uma solução mais fácil, menos estressante e com melhor qualidade, deve-se sempre pensar naquilo que se adequa melhor não só para a sua demanda, mas para o seu bolso também. 

 

Fibra Óptica 

A tecnologia top de linha da atualidade é a Conexão por Fibra Ótica que entrega a maior quantidade de Mega, velocidade, estabilidade e segurança de dados. Tudo isso, ao colocarmos o valor na ponta do lápis, talvez a torne a mais econômica a longo prazo, pois com ela é quase impossível de sofrer dificuldades no cotidiano.

 

A fibra óptica entrega na sua conexão o maior recebimento e envio de dados por segundo, se tornando a mais veloz disponível, isso porque as conexões feitas através da fibra refletem seus dados por todo o caminho até chegar em uma central e diminui assim o tempo de resposta da central até a sua casa.

 

Rádio 

Esta tecnologia acontece de uma maneira um pouco diferente, ela entrega o sinal através das ondas de rádio até uma antena na sua residência que permite que você navegue nas suas redes de maneira bem rápida e simplificada. 

 

Embora seja uma tecnologia que não demanda grande valor na hora de se instalar a mesma, ela entrega uma conexão mais lenta e complexa do que a fibra ótica pois a mesma acaba sofrendo com todas e qualquer situações adversas da sua região como chuvas, prédios entre o sinal e a sua antiga e outras coisas mais. 

 

Se optar pela internet via rádio, se atente às questões que podem interferir na sua conexão e na qualidade do sinal durante alguma atividade de grande importância como uma demanda do trabalho ou no seu entretenimento após um dia longo de serviço.

 

Satélite

Outra opção muito presente em locais mais afastados são as internet via satélite que entrega um resultado parecido com a internet via rádio e pode ser uma opção que diminui as dificuldades causadas pelo tempo ou afins. 

 
Escolhendo a velocidade ideal

Agora, a última etapa é a escolha da velocidade de conexão que você irá contratar, levando em consideração que você já fez a escolha da operadora mais adequada e também da tecnologia de conexão de melhor qualidade para o seu consumo. 

 

A velocidade deve ser pensada com algumas bases, como por exemplo a sua demanda diária, já citada acima, pois a quantidade de pessoas e aquilo que cada uma consome pode causar alteração na sua conexão, diminuindo a velocidade e alterando a qualidade do serviço.

 

Pensando dessa maneira, basta analisar e escolher uma internet com maior custo-benefício ou com maior potencialidade de conexão, podendo ser um plano de 60 Mega na primeira opção ou um de 1 Giga se optar pela segunda.

 
Planos de Internet em Fibra Ótica

Confira todos os valores de um plano de internet banda larga em fibra óptica e escolha aquele que vai fazer a sua navegação se tornar a mais confortável para o seu dia a dia e ainda verifique se é possível contratar em conjunto com uma assinatura de algum streaming ou outras vantagens mais.


Aproveite para comparar as ofertas de Plano de Internet Fibra Óptica da operadora disponível na sua residência com a Youppi, clique na aba “Planos de Internet” e verifique como cada um dos planos podem satisfazer suas demandas e navegue de maneira ilimitada.

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo :)