Search icon
Youppi Blog Logo

Dicas Youppi | 5 dicas para melhorar o sinal do wi-fi na sua casa

06/05/2021 20:07:24

A popularização do wi-fi fez com que esse tipo de conexão à internet se tornasse fundamental na vida de milhares de pessoas. Passamos boa parte do nosso dia conectados e utilizamos a internet como nossa principal forma de comunicação. Ficar sem o sinal de wi-fi em casa se tornou um dos terrores da vida contemporânea e, mesmo fora de casa, sempre estamos buscando por uma nova rede.

 

Esse tipo de conexão não é livre de falhas e pode apresentar alguns erros, com certeza você já passou por alguma situação onde teve que reiniciar o roteador, reposicionar, reconectar ou até ligar na operadora para restabelecer o seu sinal. Essas falhas na conexão são mais comuns do que parece, mas existem algumas dicas que podem melhorar o sinal do wi-fi na sua casa e evitar que elas aconteçam.

 

São dicas simples e que você pode colocar em prática logo após o fim da leitura deste artigo. Confira:

 

Conteúdo deste artigo

 

1. Encontre o melhor lugar para posicionar seu roteador
2. Reinicie o roteador com certa frequência
3. Cuidado com aplicativos e programas que consomem a sua internet
4. Amplie o sinal do roteador wi-fi com um repetidor
5. Mude a posição das antenas do seu roteador
6. Navegue sempre com o melhor sinal de wi-fi

 

 

1 - Encontre o melhor lugar para posicionar seu roteador

 

A posição do seu roteador pode influenciar muito a qualidade do sinal do seu wi-fi, isso acontece pois algumas barreiras físicas e o contato com outros aparelhos influenciam na transmissão das ondas do wi-fi, afetando a qualidade da internet.

 

Em termos de ambiente, a proximidade com paredes muito grossas ou janelas, pode fazer com o que sinal não seja transmitido por toda a casa com a mesma qualidade. Da mesma forma, a proximidade de aparelhos que emitem ondas eletromagnéticas, como microondas e telefones sem fio, também afetam a transmissão.

 

Procure sempre deixar o seu roteador em uma área central na sua casa, ou próximo aos ambientes onde você mais utiliza a internet. Além disso, também é interessante deixá-lo em uma posição mais elevada, ajudando na transmissão do sinal do wi-fi.

 

 

2 - Reinicie o roteador com certa frequência

 

Assim como qualquer outro aparelho, o roteador pode sofrer com falhas na sua transmissão e travamentos devido ao aquecimento. Reiniciá-lo manualmente com certa frequência pode ajudar a resolver essa situação e restabelecer a internet em sua totalidade.

 

Em casos de queda na rede, essa reinicialização também pode ajudar a solucionar o problema. Nesses casos, retire o roteador da tomada, espere pelo menos 30 segundos e ligue novamente. Isso vai forçar uma reconexão completa do seu aparelho, corrigindo eventuais falhas que existam na transmissão do sinal de internet banda larga.

 

Também existe a opção de desligar o aparelho quando você não estiver utilizando, durante a noite por exemplo, isso também ajuda a aumentar a vida útil do seu roteador.

 

 

3 - Cuidado com aplicativos e programas que consomem a sua internet

 

O sinal do wi-fi também pode ser comprometido por aplicativos e programas que utilizam a internet constantemente. Sempre verifique se esses programas estão em uso, principalmente se a internet é compartilhada com mais de uma pessoa.

 

Programas de download via torrent, jogos online, downloads de arquivos pesados e serviços de streaming são alguns dos principais consumidores de banda larga e podem priorizar toda a sua rede quando estão em uso.

 

Verifique também se não existem aplicativos agindo em segundo plano e consumindo a sua rede sem que você saiba.

 

Uma dica interessante é utilizar a ferramenta QoS, que existe dentro das configurações de todo roteador, ela permite definir qual a prioridade de acesso, liberando mais banda larga para algumas atividades e reduzindo para outras.

 

 

4 - Amplie o sinal do roteador wi-fi com um repetidor

 

Essa é uma dica muito interessante para quem mora em casas grandes ou com mais de um andar, pois pode ser bem difícil distribuir o sinal do wi-fi nesses ambientes. Uma das formas de melhorar a conexão e garantir internet em todos os cômodos é com a instalação de repetidores de sinal.

 

Esses repetidores de sinal são aparelhos que conseguem se conectar ao seu modem e fazem uma redistribuição da internet, aumentando o alcance do wi-fi. Essa solução pode ajudar muito no seu dia a dia e não é tão complexa de ser posta em prática.

 

Existem dois tipos principais de repetidores de sinal do wi-fi, aqueles que se conectam diretamente ao modem por meio de um cabo ethernet e aqueles que são ligados diretamente na rede elétrica.

 

É sempre bom pesquisar antes o tipo de repetidor que você vai adquirir para ter certeza que ele atende ao que você precisa.

 

 

5 - Mude a posição das antenas do seu roteador

 

Pode parecer besteira, mas mudar a posição das antenas do seu roteador pode ajudar muito na distribuição do sinal pela casa, além de afetar a qualidade e estabilidade da conexão, principalmente se o seu aparelho possui mais de uma antena.

 

O posicionamento ideal para aparelhos com duas antenas é em um ângulo de 90º, onde uma antena fica apontada para cima e a outra totalmente deitada. Esse posicionamento permite que o sinal seja expandido para cima e para baixo.

 

Caso tenha apenas uma antena, deixe-a reta totalmente para cima, assim o sinal viaja na horizontal, permitindo que os dispositivos que utilizam o wi-fi consigam captar bem a conexão recebida.

 

 

Navegue sempre com o melhor sinal de wi-fi

 

Então, gostou das nossas dicas para melhorar o sinal do wi-fi na sua casa? Pretende colocar alguma em prática? É importante ressaltar que essas pequenas mudanças podem ajudar a melhorar a conexão na sua casa, mas não resolvem problemas mais graves, caso você continue sofrendo com falhas na sua internet, entre em contato com a sua operadora e solicite uma visita técnica.

 

Se os problemas persistirem mesmo com a intervenção da operadora, existe sempre a possibilidade de mudar de plano e procurar por um serviço que atenda melhor às suas necessidades de navegação.

 

Nesse último caso, o Youppi te ajuda a encontrar um novo plano com o nosso serviço de comparadores, faça uma visita a nossa página de planos de internet e descubra qual o melhor para você.

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo :)