Search icon
Youppi Blog Logo

O que é ping na internet e como ele afeta sua conexão?

11/03/2021 15:04:45

O ping (Packet Internet Network Groper, ou localizador de pacotes na rede de internet), também chamado de latência, tem um grande peso na velocidade da sua conexão. Por esse motivo, quando a sua internet está muito lenta, o problema pode estar relacionado a uma diminuição do ping.

 

Quer saber o que é ping na internet e como ele afeta a sua conexão? Então, acompanhe a leitura do artigo e conheça mais sobre essa tecnologia que tanto influencia a velocidade da sua banda larga!

 

Você verá neste artigo:

Mas, afinal de contas: o que é ping da internet?

Latência internet ideal: o que são os valores do ping?

Como realizar o teste de ping internet?

Melhorar a conexão: como melhorar o ping da internet?

 

Mas, afinal de contas: o que é ping da internet?

 

O ping da internet nada mais é que o tempo de resposta da sua conexão, entre o envio de do seu comando até à execução da ação. Ou seja, é o período de resposta entre as máquinas que estão conectadas em uma mesma rede.

 

Na prática, esse tempo é de alguns milissegundos. Porém, quando há problemas de conexão, é possível que o valor do ping aumente e, com isso, mais lenta é a transmissão de dados e a sincronização das informações em tempo real. É assim que você acaba sentindo a sua internet lenta, por exemplo.

 

Em muitos casos, o excesso de aparelhos conectados em uma mesma rede também pode prejudicar a latência. Afinal, o número de pacotes de dados transmitidos é maior, ainda mais quando estamos lidando com equipamentos que precisam de uma grande quantidade de envio e recebimento de dados, como impressoras, smartphones e notebooks.

 

Latência internet ideal: o que são os valores do ping?

 

Muitas vezes, o sinal fraco de internet não tem relação nenhuma com a sua operadora ou mesmo com a localização do roteador wi-fi. Embora esses fatores realmente afetem a conexão de internet, a sua latência também pode interferir na velocidade da rede ou mesmo atrapalhar a sua navegação no mundo digital.

 

Por esse motivo, se no momento de realizar o teste da sua velocidade de conexão você perceber um valor de ping muito alto, isso significa que o equipamento ou endereço em teste não está conectado corretamente à rede. Desse modo, você irá sentir a sua internet mais lenta, em algo similar à perda de sinal.

 

Quando o ping está baixo, a sua transmissão de dados tem uma boa velocidade, isto é, os equipamentos ou endereço em teste estão conectados da forma correta.

 

Você pode se interessar: Conexão lenta? Faça o teste de velocidade de internet!

 

Como realizar o teste de ping internet?

 

Para realizar o teste de ping de internet é só entrar em um dos sites para medir a velocidade da sua conexão. Por lá, é possível acompanhar a capacidade de download e upload, bem como a latência.

 

Além disso, é possível usar o seu próprio computador para fazer a medição. Esse é um recurso bastante usado por especialistas em TI, mas qualquer usuário é capaz de realizar o teste para verificar a qualidade da conexão.

 

Para isso, você vai precisar usar o Prompt de Comando, em computadores e notebooks no sistema Windows, ou o Terminal, para Linux e OS X.

 

Ping Internet Test Windows

 

1 - Executando o Prompt de Comando

 

Abra a caixa de diálogo “Executar”, pressionando o logotipo do Windows junto com a letra “R” do seu teclado. Ou então, procure a função no seu “Menu Iniciar”. Uma janela irá abrir, então, digite “cmd” e pressione “enter”.

 

2 - No Prompt de Comando

 

Depois de aberto do prompt de comando, digite “ping” e o endereço IP do computador que você quer testar a sua conexão, com um espaço entre as informações. Caso queira testar um site, é só copiar e colar o endereço.

 

3 - Verifique as informações

 

Você verá as informações sobre a transmissão de dados do seu sistema operacional ou do site que analisou. Caso tenha algum problema, você verá uma imagem com os dizeres “esgotado o tempo limite do pedido”.

 

COMANDO PING

 

Melhorar a conexão: como melhorar o ping da internet?

 

Tem algumas maneiras fáceis de melhorar a velocidade de conexão e o ping da internet. Abaixo, separamos algumas dicas que podem fazer a diferença para a sua conectividade e vai te ajudar a aumentar a velocidade da sua internet. Confira!

 

- Feche programas de alto desempenho

 

Visto que o ping é afetado à medida que outras tarefas são realizadas online, vale a pena verificar se não há alguns programas que estão sobrecarregando o sistema.

 

Por exemplo, os jogos online demandam uma alta quantidade de transmissão de dados e isso pode causar um aumento do ping. O mesmo podemos dizer de programas de alto desempenho (videoconferências, baixar filmes e séries, entre outros).

 

- Escaneie ameaças à sua máquina

 

Se o seu computador, notebook ou dispositivo móvel estiver infectado por algum vírus, malware ou spyware, é bem provável que você irá sentir a conexão mais lenta. Verifique a segurança da sua máquina, bem como da rede wi fi, para não ter problema com a proteção das suas informações.

 

- Desconecte alguns aparelhos

 

Se o seu equipamento conectado estiver com um ping muito alto, tente desconectar os demais aparelhos da sua rede. Quer dizer, deixe apenas a máquina que você mais usa, para não comprometer a sua taxa de latência, principalmente se você estiver trabalhando ou outra atividade online importante.


E aí, gostou do conteúdo? Então, não deixe de acompanhar as novidades no blog Youppi! Compare planos de internet fixa e móvel em nosso site para economizar muito mais!

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo :)