Search icon
Youppi Blog Logo

Pacote de dados móveis: saiba o que são e como economizar

06/05/2021 19:49:30

Se você utiliza o celular com muita frequência, com certeza já ouviu falar sobre pacote de dados. São eles que permitem uma boa conexão de internet 4G nos dispositivos móveis e nos mantêm conectados a qualquer momento, dispensando a necessidade de uma conexão wi-fi ou de acessar uma rede pública.

 

Porém, utilizar o pacote de dados pode trazer preocupação para muitos usuários, pois eles podem ser consumidos rapidamente de acordo com o uso que é feito. O maior terror dos usuários de internet móvel é receber a famigerada mensagem “você atingiu 100% da sua franquia de dados”, e, quando isso acontece, significa que você precisa fazer uma nova recarga ou contratar um pacote adicional.

 

Mas, existem algumas formas de economizar esses dados e fazer com que eles durem um pouco mais. Neste artigo vamos explicar um pouco mais sobre isso e como você pode economizar no uso de dados no seu smartphone.

 

Conteúdo deste artigo

1. O que é um pacote de dados móveis?
2. Qual o consumo que você faz do seu pacote de dados?
3. Pacote de dados oferecido pelas operadoras
4. Dicas para economizar seu pacote de dados
5. Escolha um plano com mais liberdade de navegação

 

 

O que é um pacote de dados móveis?

 

O pacote de dados funciona como parte de um plano contratado com a sua operadora de telefonia móvel. Ele indica a quantidade de megas que você possui para navegar na internet e utilizar outros serviços. 

 

Essa quantidade liberada pela operadora pode variar bastante de acordo com o tipo de plano que você possui, com oferta de pacotes diários, quinzenais e mensais. Geralmente os planos pré-pagos são os mais prejudicados, tendo que pagar uma taxa diária caso decidam utilizar os dados, enquanto os planos controle ou pós-pago já possuem um pacote atrelado ao seu serviço.

 

Além disso, um pacote de dados móveis também pode ter algumas vantagens como uso ilimitado de aplicativos que não descontam da sua franquia, permitindo um acesso mais constante. Outros ainda não cortam a internet após o consumo total, permitindo que o usuário ainda navegue, mas com uma velocidade reduzida.

 

 

Qual o consumo que você faz do seu pacote de dados?

 

Entender como funciona o consumo do pacote de dados é fundamental para que você tenha um uso mais consciente da sua franquia e faça com que ela dure até o fim do mês sem maiores dores de cabeça.

 

É preciso entender que muitos aplicativos acabam se tornando vilões e consumindo mais internet do que você imagina. Um exemplo simples são aqueles apps que precisam da sua localização para funcionar, como uber ou google maps, eles utilizam o GPS do seu celular e isso pode consumir uma quantidade considerável dos seus dados. Alguns aplicativos de relacionamento também fazem esse uso e entram nessa lista.

 

Também é importante ficar atento a quantidade de fotos e vídeos que você baixa no seu WhatsApp, esses arquivos podem consumir rapidamente a sua franquia de dados e te deixar na mão.

 

Da mesma forma, o carregamento de imagens nas redes sociais e assistir a vídeos no YouTube também são atividades que consomem muita internet e devem ser usados com moderação caso seu plano seja limitado.

 

 

Pacote de dados oferecido pelas operadoras

 

Para quem tem um consumo de internet móvel constante, pode valer a pena contratar um pacote de dados exclusivo para isso. Atualmente, as operadoras de telefonia móvel já possuem planos inteiramente focados no uso da internet 4G e oferecem pacote de dados com algumas vantagens e usos ilimitados.

 

Um dos tipos mais comuns são aqueles que oferecem uso ilimitado das principais redes sociais e aplicativos de mensagens sem descontar da franquia de internet, promovendo uma navegação mais fluida e com mais liberdade aos usuários.

 

Além disso, esses pacotes também contam com ligações e SMS ilimitados, entregando uma experiência completa de telefonia.

 

Portanto, se você perceber que precisa sempre renovar o seu pacote de dados e fica constantemente sem franquia, é hora de pensar em mudar de plano e contratar algum que atenda o seu uso. Os planos podem te ajudar a economizar, principalmente no gasto geral mensal

 

 

Dicas para economizar seu pacote de dados

 

Caso não esteja dentro do seu orçamento investir em um pacote de dados mais completo e mensal, você pode continuar navegando com um pacote diário dentro do pré-pago ou encontrar outra opção que atenda às suas necessidades.

 

Sendo assim, existem algumas dicas que podem te ajudar a economizar a sua franquia de dados e fazer você navegar por mais tempo. Separamos as principais:

 

 

🌐 Wi-fi

 

A primeira dica é sempre procurar por uma rede wi-fi, muitos lugares como restaurantes, shoppings, escritórios e até academias já oferecem uma rede aberta gratuita a seus clientes. Então, sempre que encontrar um wi-fi livre, conecte-se e economize a sua franquia.

 

 

⏬ Não realize downloads

 

Enquanto estiver usando seus dados móveis, não realize downloads, principalmente de arquivos pesados. Deixe para baixar o que precisar quando estiver em uma rede wi-fi e só faça downloads usando a internet do seu smartphone quando for realmente necessário.

 

 

🔕 Atualização dos apps

 

Não faça atualizações de aplicativos enquanto estiver na internet móvel 4G pois isso pode consumir todo o seu plano, para evitar que isso aconteça desabilite a opção de atualização automática na Google Play ou App Store, assim os aplicativos só serão atualizados quando você permitir, dando sempre preferência para fazer isso na rede wi-fi.

 

 

📴 Desative a internet

 

Quando não estiver usando seu celular, desative a conexão e o acesso aos dados móveis, assim você impede o consumo da franquia em segundo plano de outros aplicativos e só usa quando realmente precisar.

 

 

💬 Digite ao invés de mandar áudio

 

Enviar áudio nos aplicativos de mensagem é uma das grandes praticidades do nosso dia a dia, porém essa ação consome mais dados do que enviar uma mensagem de texto. Sendo assim, quando conectado a sua internet 4G, prefira sempre digitar as mensagens.

 

 

🎵 Utilize serviços offline

 

Alguns aplicativos como Spotify, Netflix e Google Maps permitem que você baixe o conteúdo que deseja e utilize enquanto estiver offline. Assim, faça o download de suas músicas preferidas, séries e mapas enquanto estiver em uma rede wi-fi e você poderá acessá-los quando não estiver conectado.

 

 

Escolha um plano com mais liberdade de navegação

 

Por fim, caso você esteja cansado de tentar economizar seu pacote de dados e perceba que você realmente precisa de mais franquia para navegar com tranquilidade, é hora de escolher um novo plano ou mudar de operadora.

 

O ideal é que você analise quais opções a sua operadora oferece e então faça a troca. Aqui no Youppi você consegue utilizar o nosso comparador de planos e descobrir qual o melhor para o seu tipo de uso. Não deixe de conferir e economize fazendo a melhor escolha para o seu dia a dia.

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo :)