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Portabilidade Numérica: descubra como trocar de operadora

07/05/2021 15:03:18

Contratar um plano de telefonia com uma operadora é como entrar em um relacionamento, você se envolve, divulga o seu número para amigos e familiares, vive uma vida com o seu telefone fixo ou celular e ele se torna parte da sua rotina. Por isso que, quando não estamos felizes com os serviços prestados pela nossa operadora, fica tão difícil nos desvencilhar e cancelar aquele número.

 

Afinal, vamos ter que contratar outro plano, buscar outra operadora, mudar de número, avisar todas as pessoas da troca… É tanta coisa que pode até desanimar. Contudo, existe um serviço prestado por todas as operadoras de telefonia que pode facilitar esse momento de mudança, estamos falando da portabilidade numérica.

 

Esse serviço, aprovado pela Anatel, permite que você troque de operadora de forma rápida e ainda mantenha o seu número de telefone, afinal ele é seu. Neste artigo vamos tirar as suas dúvidas sobre como isso funciona e como solicitar a portabilidade numérica, confira:

 

 

O que é portabilidade numérica? 

 

A portabilidade numérica é um serviço onde o consumidor pode mudar de operadora de telefonia mantendo o seu número atual. Essa possibilidade existe desde 2009, quando o procedimento foi homologado pela Anatel. 

 

Esse serviço trouxe uma mudança importante, pois a partir desse ponto o número de telefone passou a ser propriedade do consumidor e não mais da operadora que o disponibilizou. Portanto, você pode mudar de operadora a qualquer momento e solicitar a portabilidade do seu número atual sem o menor problema.

 

Além da mudança de operadora, a portabilidade numérica também prevê outras situações, como mudança de endereço e mudança de planos mantendo o mesmo número.

 

Esse é um direito do consumidor e as operadoras são obrigadas a realizar a portabilidade de acordo com a solicitação, porém elas também podem cobrar por esse serviço e exigir um período mínimo de fidelização, então sempre consulte os detalhes com a operadora antes de fazer o pedido.

 

Qual tipo de telefone pode fazer portabilidade?

 

A Anatel permite que a portabilidade seja feita tanto para telefones fixos quanto para celular. Porém, ela só pode ser feita para o mesmo tipo de serviço, ou seja, de fixo para fixo e de celular para celular. Não é possível portar um número fixo para um plano de celular ou vice-versa.

 

Outro ponto importante é que a portabilidade numérica não pode ser feita para quem vai mudar de estado ou cidade. No caso dos telefones móveis, a migração pode ser feita dentro da mesma área de DDD, mas para telefones fixos, apenas dentro do mesmo município.

 

 

Como fazer a portabilidade do número?

 

O processo de portabilidade é bem simples e pode ser feito por telefone ou indo até uma das lojas da operadora a qual você deseja mudar.

 

É importante que, antes de solicitar a migração, você não solicite o cancelamento da sua linha com a operadora atual, o seu número precisa ficar ativo para que o processo dê certo.

 

Após decidir para qual operadora você deseja levar o seu número, entre em contato com o atendimento e solicite a portabilidade.

 

Em geral, para telefonia fixa, a migração pode ser solicitada pelo telefone e não exige grandes mudanças na sua casa. Mas, para telefonia móvel, é necessário adquirir um chip da nova operadora para fazer a migração.

 

Cada operadora possui um processo diferente, o ideal é que você entre em contato e se informe sobre como funciona e o que você deve fazer.

 

No contato, alguns dados podem ser solicitados, como:

 

• Nome do titular;

• RG e CPF do titular;

• Endereço;

• Número a ser portado;

• Operadora atual;

• CNPJ (nos casos de pessoa jurídica).

 

Tenha esses dados separados no momento da ligação. É importante notar que a portabilidade só é feita com os mesmos dados do titular atual, caso exista alguma divergência cadastral isso pode atrasar ou, até mesmo, impedir a migração.

 

 

Quanto tempo demora a portabilidade?

 

De acordo com uma resolução da Anatel, o prazo máximo para que a portabilidade aconteça é de três dias. Durante esse período, acontece a migração do número de uma operadora a outra e o serviço pode ficar indisponível nesse meio tempo.

 

Existem casos mais complexos onde o tempo para a portabilidade pode ser maior, é sempre interessante confirmar com a operadora o tempo que vai levar. Caso o processo leve muito mais tempo do que o esperado e você tenha problemas com isso, entre em contato com a Anatel para solucionar a questão.

 

 

Antes de solicitar a portabilidade, pesquise por novos planos

 

O processo de migração numérica pode ser bem desgastante e demorado em alguns casos, então só faça essa mudança se for realmente necessária, o interessante é sempre tentar resolver a questão “dentro de casa”.

 

Portanto, sempre pesquise pelos planos que a sua operadora atual oferece antes de tomar a decisão de mudar. Talvez, exista algum que atenda melhor às suas necessidades e possa resolver a sua situação de forma mais rápida.

 

As mudanças de planos podem ser feitas no mesmo instante e, como dissemos, a portabilidade também contempla essa mudança. Assim, caso você tenha um celular pré-pago e queira mudar para pós, ou tenha um pós e queira mudar para controle, você pode. O mesmo vale para a telefonia fixa caso você queira mudar para um plano mais econômico. 

 

Com todas as informações que apresentamos, acreditamos que agora fica mais fácil para você fazer a sua escolha, além de ter a liberdade de usar o seu número com qual operadora você quiser.

 

Mas, se você ainda está em dúvida sobre qual o melhor plano de telefonia, nós te ajudamos com mais isso. O Youppi te apresenta os melhores planos de telefonia, faça uma visita a nossa página e encontre o ideal para você.

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